O grito de “é campeão” ecoou alto neste sábado (2), mas teve um gosto ainda mais especial para Arthur Elias. Com a vitória sobre a Colômbia na final da Copa América Feminina de 2025, o treinador conquistou seu primeiro título no comando da Seleção Brasileira Feminina.
Desde que assumiu o comando da Seleção, em setembro de 2023, Arthur deixou claro que o objetivo era devolver o protagonismo ao Brasil. E mesmo antes dessa conquista, ele já vinha deixando sua marca. Em 2024, levou o time à final da Concacaf Gold Cup e também à decisão dos Jogos Olímpicos de Paris, mas acabou ficando com a medalha de prata em ambas, perdendo para os Estados Unidos.
Com a conquista, Arthur Elias se tornou o primeiro treinador a levantar os dois principais troféus do futebol feminino sul-americano: a Libertadores (com o Corinthians) e agora a Copa América, com a Seleção.
O troféu continental foi também o 17º título da carreira do técnico, que colecionou taças no futebol de clubes e agora começa a escrever sua história no comando da seleção.
Sob seu comando, o Brasil terminou o torneio invicto, com quatro vitórias e um empate, e uma goleada por 5 a 1 sobre o Uruguai na semifinal. A final contra a Colômbia adversária também na fase de grupos teve clima tenso, mas a Seleção soube controlar o jogo e levantar a taça com autoridade.
Além da taça, Arthur Elias está dando ao futebol feminino brasileiro algo ainda mais valioso, identidade. O Brasil tem mostrado um jogo mais coletivo, organizado e ofensivo. A renovação do elenco, com equilíbrio entre experiência e juventude, também começa a dar frutos.
